quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Laboratório de Jornalismo mostra na prática a produção de notícias

Equipe da TV Pantanal em cobertura jornalística durante evento
Angélica Sigarini

O curso de Jornalismo montou um mini laboratório de comunicação onde estão sendo produzidas reportagens ao longo do evento. Os interessados em cursar Jornalismo podem compreender como funciona a elaboração das matérias e a edição final das reportagens.
O estande chamou atenção até mesmo dos alunos mais jovens, como foi o caso da turma da escola Viagem ao Conhecimento que ficaram encantados com o processo de edição de vídeo.
Ilha de edição montada no estande chamou atenção dos estudantes
Larissa Miranda aluna do 2º ano do ensino médio gostou do que viu, ela diz que a feira possibilita maior contato com as diversas profissões relatando as experiências vividas na Universidade. “Jornalismo foi o estande que me chamou mais atenção, já cheguei conversando e recebendo explicações sobre o curso pelos estagiários e agora já estou dando entrevista e quem sabe um dia possa me tornar uma jornalista”, diz.
O jornalista Marcelo Rezende que faz parte da equipe do jornalismo acredita que esse tipo de experiência, onde a troca de conhecimento entre profissionais, acadêmicos, professores e alunos do ensino médio, aprimora o desenvolvimento sócio cultural da sociedade. “Quando a universidade vai até a sociedade é possível apresentar oportunidades e fomentar a vontade de concluir os estudos nos jovens, evitando assim a evasão escolar”.
Além do estande, o jornalismo foi responsável pela cobertura completa do evento por meio das mídias TV Pantanal, Uniderp Notícias e o Unifolha Online.

Amostras de animais chamam atenção no curso de Biologia

O polvo foi uma das atrações da mostra do curso de Biologia
Luiz Henrique

    Na primeira edição da Feira das Profissões Itinerante da Universidade Anhanguera Uniderp realizada em Camapuã, os alunos do ensino médio tem várias opções de estantes de 19 cursos que vieram expôr os atrativos e os trabalhos realizados pelos acadêmicos de todos os semestres. Entre eles estudantes de biologia, um dos mais visitados na feira.
     O curso trouxe vários conhecimentos teóricos sobre o estudo da biologia e o mercado de atuação dos profissionais formados nessa área.

    Jéssica Araújo é aluna do 6º semestre do curso de biologia e explica que trouxe um pouco da área, principalmente na parte da zoologia. "Trouxemos várias serpentes, morcegos, vários crânios de diversos animais para mostrar um pouco do que estudamos. Também estudamos vegetais e o seres humanos, mais voltados para parte da genética para poder contribuir com a medicina."
    Além disso o que tem chamado atenção dos visitantes no estande de biologia são os cadáveres de diversos animais, anfíbios como sapos, pererecas; répteis como cobras, jacarés, além de um polvo, animal que não existe na nossa nessa região.

Foto: Luiz Henrique



Prevenção ao câncer de boca é foco do curso de Odontologia em Camapuã


Curso de Odontologia leva informações sobre prevenção ao câncer de boca
          Kamila Alcântara

         Durante a manhã de hoje (16) vários estudantes de escolas do município de Camapuã visitaram dos estandes dos cursos da Feira das Profissões, promovido pela Universidade Anhanguera Uniderp. A feira começou às 9 horas da manhã e segue durante todo o dia. O projeto Feira das Profissões está em sua primeira edição itinerante e pretende estender a idéia em outros municípios do interior.
        Os acadêmicos que estão apresentando as áreas de cada curso trouxeram vários equipamentos para as representações práticas que se aprende em sala. O curso trouxe para os alunos do ensino médio manequins para ensinar técnicas de escovação, além de folhetos com informações para prevenção de câncer para os alunos entendam o que é o auto-exame e a preocupação sobre atuação do profissional.
Thaylla Gomes é acadêmica do 10º semestre do curso de Odontologia e explica que os acadêmicos estão divididos para exporem as diferentes área do curso. “Estamos explicando sobre cada área, para os alunos entenderem que a Odontologia é uma área muito ampla, que abrange não só o cuidar dos dentes e sim de todo o organismo.”
         Alguns alunos se identificaram com algumas áreas, é o caso da estudante Larissa Miranda, de 16 anos. “Eu estou achando a feira muito interessante, porque aqui a gente pode ver as profissões, podemos ver em qual se encaixa, tirar as dúvidas e ta sendo muito legal.”
A diretora da Escola Estadual Camilo Bonfim, Elisa Lopes diz a importância dos acadêmicos terem vindo e apresentado os cursos para os alunos, pois no último ano do ensino médio a duvida é grande sobre a escolha profissional. “Com a universidade vindo aqui vai abrir um leque para os alunos estarem sanando suas duvidas e escolherem o curso que vão seguir após o termino do ensino médio”, explica.
         A Feira das Profissões ainda vai receber muitos alunos durante a tarde. A TV Pantanal, o Unifolha e o Uniderp Noticias além do estande, participam de toda a cobertura jornalista do evento.

Foto: Luiz Henrique

Universidade Anhanguera Uniderp realiza Feira das Profissões no município de Camapuã

Marcelo Rezende

Alunos da escola Viagem ao conhecimento visitam estande do jornalismo
     A  Feira das Profissões da Universidade Anhanguera Uniderp esteve no município de Camapuã, a 140 km de Campo Grande na Escola Estadual Camilo Bonfim, onde recebeu alunos de várias escolas do ensino médio e fundamental. Estandes com 19 cursos presentes apresentaram aos jovens estudantes um pouco de cada profissão.
    Tradicional em Campo Grande o evento reúne milhares de alunos do ensino médio esclarecendo dúvidas sobre as diversas áreas do mercado de trabalho presentes na grade curricular da universidade. Esse ano o projeto estende-se ao interior e o município de Camapuã foi o primeiro a ser contemplado com a iniciativa.
    Segundo Rodrigo Bastos,supervisor de graduação da universidade, essa experiência em levar a Feira das Profissões ao interior pode ser estendida a outros municípios e já manifestou interesse dos coordenadores presentes no evento. 
   Pela manhã a escola recebeu mais de  600 pessoas que passaram pelos diversos estandes de cursos como Agronomia, Direito, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária entre outros contam com o apoio de acadêmicos, professores, técnicos e coordenadores na recepção dos alunos. 

Foto: Luiz Henrique